Neste curso vamos aprender a desenvolver programas de computador usando o paradigma de Orientação à Objetos (Object Oriented Programming -- OOP) e a linguagem de programação Java.
Este curso depende do conhecimento adquirido no curso de Computação I (MAB120).
O conteúdo a ser abordado aqui assume que o aluno está familiarizado com a programação em linguagem C.
Recomendo a revisão do conteúdo de Computação I no início.
Primeiramente, vamos falar da nossa ferramenta de trabalho.
O que é a linguagem Java? Porque Java?
Os programas escritos na linguagem C, que usamos usamos no curso de Computação I, e a sua sucessora, o C++, precisam ser compilados para cada plataforma de computação,
ou seja, cada para tipo de hardware e sistema operacional onde serão executados.
Isso quer dizer que um programa compilado para um computador Intel/AMD não pode ser executado diretamente em um computador com CPU PowerPC, ou em um smartphone (CPU ARM).
Um programa compilado para o sistema operacional Windows também não pode ser executado diretamente em um sistema Linux ou Mac OS.
Ou seja, é preciso um compilador diferente para cada combinação de CPU e sistema operacional.
O problema é que compiladores são programas complexos e requerem grande quantidade de ajustes.
E além disso, atualizações na linguagem implicam na mudança de toda a base instalada de compiladores.
A linguagem Java foi lançada em 1995, pela Sun Microsystems (hoje Oracle), baseada em grande parte no C++, e com uma proposta ambiciosa.
Uma vez compilado, o código Java poderia ser executado em qualquer computador, através de um programa chamado Java Runtime Environment (JRE).
O código resultante da compilação contém instruções não para uma CPU específica, mas para uma
máquina virtual, abstrata.
Esse código é chamado de Bytecode.
O JRE implementa a máquina virtual, que converte as instruções do bytecode para a CPU real.
O JRE, por sua vez, seria desenvolvido para todas as plataformas de computação.
Desta forma, um programa Java precisaria ser compilado apenas uma vez.
Esse princípio é conhecido como "Write Once, Run Anywhere" (escreva uma vez, rode em qualquer lugar).
Em alguns anos, a linguagem Java sucedeu o C/C++ como linguagem de uso profissional mais popular, permanecendo assim até poucos anos atrás.
É utilizada tanto em computadores de grande capacidade, como pessoais e também em smartphones.
É também é utilizada para todo tipo de aplicações: sistemas de informação, científicos, computação gráfica, jogos, entre outros.
Para desenvolver e executar programas Java no nosso computador, precisamos instalar os programas necessários, que são minimamente:
a) O Java Development Kit (JDK);
b) Um editor de código.
Exemplos: Visual Studio Code, Notepad++, Gedit, Vim, etc.
Podemos instalar o JDK no nosso computador da seguinte maneira:
E assim concluimos a introdução ao curso de Computação II.
Aprendemos aqui um pouco dos motivos por trás da criação da linguagem Java e sua proposta de uso ...
e também sobre como podemos obter as ferramentas que precisamos para começar a trabalhar com a linguagem.
Instalem os programas necessários para o desenvolvimento com Java (JDK + editor) para a próxima aula, pois vamos escrever programas.
Até a próxima aula!